terça-feira, 3 de julho de 2012

O que a industria tem a ver com a cultura ?


   A revolução industrial foi a troca de trabalho manual pelas maquinas transformando os conceitos e as idéias das pessoas, consequentemente a cultura também.
   Desde que as indústrias evoluíram, elas passaram a influenciar diretamente em atividades, projetos e eventos culturais no mundo todo.
   Empresas são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, sem isso ela não "sairia do lugar".
   Ta aí uma relação entre as indústrias e a cultura.

   Um bairro, uma cidade, um país... o planeta todo tem sua cultura e ela é modificada e influenciada pela industria seja ela da moda ou da música.
   Ambos são indispensáveis no mundo para que possamos crescer, progredir e contribuir para um futuro sustentável.

   No Brasil, existe a lei Rouanet, que é a lei federal de incentivo a cultura. A partir desta lei, foi instituído o PRONAC (programa nacional de apoio a cultura), que estimula a cultura brasileira e as diversidades regionais.
   Funciona assim: A indústria age patrocinando os eventos culturais como uma forma de pagamento de impostos, ou seja, ao invés de o dinheiro ir para o governo, ele é desviado para a cultura. Digamos que seja  como uma "troca" de valores.
   Através disso são criadas novas profissões, como os gestores culturais, por exemplo.
   Vamos supor que a empresa queira patrocinar algum evento cultural, além de ter seus impostos ressarcidos ainda é feita propaganda da marca. É assim que nasceu o marketing cultural.



   As vezes podemos nos perguntar por que investir na cultura? Simples! A cultura promove a cidadania. 
   As pessoas evoluem a partir das mudanças na sua cultura, e essas mudanças só acontecem se há um desenvolvimento notável e sustentáveis em volta delas.

   "Se o dinheiro vai diretamente para a cultura, não sabemos. Mas se ele fosse investido realmente em projeto bons, muitos jovens, crianças e adolescentes não estariam na situação que estão hoje.
Essa foi somente a nossa humilde opinião."

OBRIGADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário